O Escoural em Números image
Foi elevada a vila pela Lei Nº 555 de 5 de Junho de 1916, sob a designação de Escoural.

A freguesia conta com cinco aglomerados urbanos: Escoural (sede da freguesia), Casa Branca, São Brissos, Caeiras e Biscaia.

Está dotada de excelente acessibilidade, sendo atravessada e servida pela N2, e pelo caminho de ferro na aldeia de Casa Branca. A vila do Escoural é, de entre todas as sedes de freguesia rurais, a mais próxima da cidade de Montemor-o-Novo, distando dela apenas 13 km. Situa-se a 1h20m de Lisboa de Carro ou Comboio.

Excetuando as antigas freguesias de Nª Sª da Vila e de Nª Sª do Bispo (da anterior organização administrativa das freguesias), que incluem a cidade de Montemor-o-Novo, a Freguesia de Santiago do Escoural, detém o maior valor de população residente (1.047 habitantes), distribuído pela área de 138,70 km2, o que corresponde a uma densidade populacional das mais elevadas do Concelho (8 hab/km2). 63% da População da Vila do Escoural tem entre 25 - 64 anos (Censos 2021).Santiago do Escoural é uma freguesia rural portuguesa do concelho de Montemor-o-Novo.