A rica herança pré-histórica da freguesia, torna-a sem sombra de dúvida, um dos sítios mais importantes da Europa, do ponto de vista histórico-arqueológico.
A Estação Arqueológica da Herdade da Sala, no lugar da Fonte Nova, que inclui a Gruta do Escoural, classificada como Monumento Nacional (Decreto nº 45327, de 25 de outubro de 1963) – No atual território português, a Gruta do Escoural, é a única cavidade conhecida, que possui pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior. Aqui se encontram testemunhos da presença de duas espécies humanas distintas, o Homem e Neanderthal e o Homo Sapiens.
No exterior da gruta, situa-se um Santuário Rupestre Neolítico e um pequeno povoado Calcolítico. O conjunto arqueológico inclui o “Tholos”, monumento funerário de falsa cúpula, classificado como Imóvel de Interesse Público, através da Portaria nº 646/2014.
O Centro Interpretativo da Gruta situa-se no aglomerado urbano do Escoural.
Saiba mais AQUI
A Anta 1 do Carapetal, classificada como Imóvel de Interesse Público pela Portaria nº 749/2014, de 23 de setembro.
A Anta Capela de Nossa Senhora do Livramento, classificada como Imóvel de Interesse Público pelo Decreto nº 41191, de 18 de julho de 1957 – A sua morfologia original foi bastante alterada aquando da sua transformação em capela, no século XVII.
Para além dos valores classificados existem muitos outros elementos patrimoniais, como por exemplo:
A característica da imagem urbana é a presença imponente de chaminés, algumas desproporcionadamente enormes relativamente ao edifício em que se suportam, trazendo outros ritmos aos arruamentos, algumas delas exibindo a sua antiguidade, através da data inscrita e emoldurada por pinturas decorativas.
Com uma elevada ocupação florestal, dominando o sobreiro (Quercus suber) e a azinheira (Quercus rotundifolia), 76,92 % do solo da freguesia está classificado como Espaços Naturais (Revisão do PDM – Estudos de Caracterização), sendo que 48,76 % integram a Rede Natura 2000, Sítio de Importância Comunitária PTCON0031 Monfurado, que se caracteriza por uma grande diversidade de habitats naturais e humanizados, destacando-se a ocorrência de abrigos de grande importância para a preservação de várias comunidades de morcegos com estatuto de proteção Em Perigo, que vivem nas cavidades resultantes da antiga extração de minério (minas dos Monges e da Nogueirinha).
Integra ainda infraestruturas de apoio ao turismo de natureza: uma rede de percursos pedestres e de BTT.