A heráldica diz respeito à ciência e à arte de descrever brasões. Conheça aqui a descrição do brasão da Freguesia de Santiago do Escoural, da respetiva bandeira.

Símbolos HeráldicosSímbolos Heráldicos
Orago – Santiago 

Ordenação heráldica do brasão e bandeira
Publicada no Diário da República, III Série de 25/08/2001

Armas – Escudo de prata, com um canto negro carregado com a silhueta de uma cabeça de cavalo, de ouro, o canto entre dois sobreiros arrancados de verde e descortiçados de vermelho; em chefe, uma vieira de vermelho. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com a legenda a negro : “ SANTIAGO DO ESCOURAL “.

Simbologia
A vieira – Simboliza o orago da freguesia – Santiago.

Os sobreiros – Estas árvores são o símbolo do verdadeiro ex-libris do Alentejo. Por toda a paisagem se podem ver os prolíferos sobreiros cuja bolota (lande, lândia ou landa) é largamente utilizada na alimentação de animais – porcos alentejanos, de uma qualidade de carne inigualável – e de cujos troncos se extrai a apreciada cortiça. Graças a estes sobreiros é que Portugal é um dos maiores produtores de cortiça do mundo.

A cabeça de cavalo – O “canto carregado” com uma cabeça de cavalo, representa uma das gravuras de arte rupestre existente nas grutas do Escoural.

Bandeira
Esquartelada de verde e branco. Cordão e borlas de prata e verde. Haste e lança de ouro.