30 Nov
30Nov

No dia 27 de Novembro, no futuro pavilhão Multiusos da vila de Santiago do Escoural,  foi apresentado o projeto FIRST ART para a valorização conjunta da Gruta do Escoural e da Gruta de Maltravieso (Cáceres, Espanha), uma iniciativa que contou com a participação de Olímpio Galvão, Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, e de José Geraldo, Presidente da Junta de Freguesia de Santiago do Escoural, e com as presenças dos vereadores Henrique Lopes e António Pinto Xavier. O Município de Montemor-o-Novo entra neste projeto em parceria com a Junta da Extremadura, a Direção Regional de Cultura do Alentejo e o Município de Mação.

De um orçamento total de 590 420,16€ do projeto FIRST ART, ao Município de Montemor-o-Novo cabe um orçamento de 105 204,60€, com financiamento a 75%. Este valor é investido na melhoria do Centro Interpretativo da Gruta do Escoural, dotando-o de uma nova exposição, atualizada com os resultados das novas investigações e de acordo com as novas vertentes tecnológicas aplicadas à museologia. Desde a visita virtual, com recurso aos óculos de realidade virtual, passando pela impressão 3D e a reconstrução virtual. Nunca esquecendo aquilo que mais importa que é o registo dos testemunhos das pessoas que viveram a descoberta da Gruta do Escoural e de como uma explosão, em Abril de 1963, alterou a vida do Escoural para sempre.

Neste projeto o Município de Montemor-o-Novo apoiou ainda com meios técnicos, a DRCALEN no levantamento integral da Gruta do Escoural, com recurso a laser scan e fotogrametria. Este projeto revelou já a descoberta de novas gravuras, assim como de novas interpretações deste monumento arqueológico fundamental para percebermos a pré-história regional, com diversos momentos de ocupação e de uso ao longo de 50.000 anos.