Escoural, terra dos determinados

É preciso recuar ao ano de 1918 para poder contar uma história verdadeira que se passou nesta nossa terra, daquelas que só nos enche de orgulho e honra de pertencer a esta vila e a esta freguesia.

Escoural, terra de um Povo Unido

Há pouco mais de 100 anos atrás, os homens e mulheres que percorriam as ruas desta freguesia fazendo a sua vida, tal como nós hoje fazemos, viviam tempos difíceis.

Escoural, terra de coragem

William Faulkner, escritor americano do sec. XX, tem a si atribuída uma expressão que dizia: “Ninguém poderá navegar rumo a novos horizontes até que tenha a coragem de perder de vista a terra firme”.

Escoural, terra de empreendedores

Diz o ditado que “a necessidade aguça o engenho”, que o diga Albino Vasques Fadista, um homem que ousou, como bom empreendedor, pensar fora da caixa.

O quadro de S. Romão