Classificada como Monumento Nacional (Decreto nº 45327, de 25 de outubro de 1963) – No atual território português, a Gruta do Escoural, é a única cavidade conhecida, que possui pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior.
Apenas pode ser visitada mediante marcação prévia, preferencialmente com uma antecedência igual ou superior a 24 horas.
Horário de visita do Centro Interpretativo do Escoural e para marcação de visitas à Gruta:
Terça-feira a sábado, exceto no último sábado de cada mês e aos feriados.
abril a setembro: 09h30-13h00 e 14h30-18h00
março a outubro: 09h00-13h00 e 14h00-17h00
Tel: 266 857 000
e-mail: grutadoescoural@cultura-alentejo.pt
Horário visitas à Gruta:
As visitas realizam-se de terça-feira a sábado, exceto no último sábado de cada mês e aos feriados.
Visita da manhã às 10h30m / Visita da tarde às 14h30m.
Preços por pessoa:
Grátis para crianças até 12 anos
+13 anos–3,00€
+65 ou estudantes – 1,50 €
Veja AQUI tabelas de preços e descontos
valor_ingressos_imoveis_DRCAlentejo.pdf
A gruta do Escoural fica situada na Herdade da Sala, no Concelho de Montemor-o-Novo e constitui a única cavidade conhecida no actual território português, com pinturas e gravuras rupestres realizadas no Paleolítico Superior.
Os trabalhos arqueológicos revelaram ocupações desde o Paleolítico Médio e Superior até ao Neolítico Final. A arte rupestre destaca-se pela sua raridade e apresenta duas fases, com cronologias de cerca 25.000 a.C e 13.000 anos a.C..
No dia 17 de abril de 1963, o tiro de uma pedreira na Herdade da Sala, Freguesia de Santiago do Escoural colocava a descoberto aquela que seria uma das mais importantes descobertas arqueológicas do século XX em Portugal.
A Gruta do Escoural é considerada um importante sítio arqueológico não apenas em Portugal, mas em toda a Europa, pela sua riqueza em informações sobre a vida e a cultura dos povos que habitaram a região há milhares de anos.
Gravuras de bovinos e cavalos marcam as paredes da gruta e ferramentas líticas e vestígios orgânicos de auroques, hienas, veados e cavalos mostram que o espaço terá sido abrigo de caçadores no Paleolítico Médio.
No neolítico, esta gruta foi muito utilizada como necrópole funerária tendo os respetivos vestígios (ossadas humanas e espólio votivo associado) sido conservados por espessa camada de calcite.
É sinónimo de uma viagem de centenas de milhares de anos, até ao Paleolítico. Das galerias mais afastadas, até ao cimo do outeiro, surgiram ao longo dos milénios, várias civilizações pré-históricas.
SAIBA MAIS AQUI
DGPC | Itinerários Arqueológicos do Alentejo e Algarve (patrimoniocultural.gov.pt)
A gruta do Escoural - National Geographic Portugal
Gravura de Equídeos | Gruta do Escoural 3D Model - Morbase
Acústica da gruta do Escoural será mapeada e ... - SAPO Mag