21Apr

A FESTA DA ESTEVA, iniciativa da Junta de Freguesia do Escoural, é um evento de 3 dias que conta com diversas iniciativas ligadas à música, cultura, arte e gastronomia da região. Teve a sua 1ª Edição em abril de 2022 e está associada à Primavera.

O seu nome “Esteva”, foi inspirado numa planta predominante na região do Alentejo carregada de simbolismo, porque é resiliente, sobrevive em terrenos difíceis, necessita de pouca água, e tem imensas propriedades.

Esta rustica planta, cuja flor parece tão frágil quanto é bela, mas que esconde mais do que aparenta, é na realidade uma valente solitária, que contém e reflete na perfeição, muita da bravura e resiliência do Homem e do território alentejano.

Tal como na sua 1ª edição, a FESTA DA ESTEVA começa na sexta-feira com uma noite de fados, às 22 horas no Mercado do Escoural.

Durante a tarde de sábado inicia-se o "2º encontro de arte rupestre do Escoural" no campo de Feiras e à noite, com inicio pelas 21:00H um momento de animação Musical no Pavilhão Multiusos com as atuações do grupo coral, Turma Artes do Barulho da Universidade Sénior do Seixal, do grupo coral do Escoural, Flores do Monfurado, e termina com a atuação do cantor Luís Portela.

No ano, em que se comemoram os 60 anos, da descoberta da gruta do Escoural, o " 2º encontro de arte rupestre do Escoural" pretende recriar esse encontro de arte, mas desta vez com artistas urbanos que vão usar a técnica do graffiti, para fazer uma pintura mural inspirada nas pinturas rupestres da gruta do Escoural.

O “1º encontro de arte rupestre do Escoural” aconteceu aqui á mais de 17 mil anos, quando os nossos antepassados pintaram as paredes da gruta do Escoural em que reproduziram cenas da sua vida e do seu ambiente, e são consideradas umas das mais antigas manifestações artísticas da península Ibérica, e revelam a criatividade e sensibilidade, dos primeiros habitantes desta região.

A pintura mural pretende mostrar a ligação entre a arte rupestre de então, e a arte urbana dos tempos atuais, duas formas de expressão artística que usam o espaço publico como tela, e que refletem a cultura e a identidade dos seus autores.

O evento é uma oportunidade de valorizar o património cultural e artístico da região, e ao mesmo tempo promover o diálogo sobre o nosso passado, as diferentes épocas e estilos de arte

Com Curadoria de Robert Panda um artista da nossa freguesia, terá a participação de vários artistas de renome (Jope ; Klit, Mosaik, Acer, Bray Bonus, Mar,Frame01, Fraude Eko e Ram ).

No domingo, para além de outras atividades que se irão realizar na antiga Escola EB2 promovidas pela Giesta – Associação Cultural, Cívica e Ambiental.

Pelas 17:00H será inaugurado o Mural que representa o "2º encontro de arte rupestre do Escoural", com a presença de diversas entidades incluindo o Sr. Presidente da Câmara de Montemor-o-Novo, Dr. Olímpio Galvão.

VEJA AQUI O CARTAZ