27Nov

O Município de Montemor-o-Novo em conjunto com a Direção Regional de Cultura do Alentejo, a Junta da Extremadura e o Município de Mação, apresentaram  no futuro pavilhão Multiusos no Escoural,  o projeto FIRST ART de investigação e valorização conjunta da Gruta do Escoural e da Gruta de Maltravieso (Cáceres, Espanha).
Este projeto envolve uma componente forte de investigação e registo da arte rupestre, com recurso às novas tecnologias, assim como a valorização através da renovação de ambos os centros interpretativos.

O Presidente da Junta de Freguesia partilhou a sua visão sobre o futuro da gruta do Escoural, centro interpretativo e da sua área envolvente. Tratando-se a gruta do Escoural de um património único e estratégico para desenvolvimento turístico e económico da região, é fundamental a sua promoção e divulgação. Olhando o modelo implementado pelos nossos parceiros da gruta de Maltravieso, considerou que o caminho para a Gruta do Escoural só pode ser idêntico, ou seja, o centro interpretativo tem de estar junto da gruta, mas ainda temos condições para ser mais ambiciosos. Temos de aproveitar a pedreira anexa e enquadrá-la no mesmo projeto, de forma que quem nos visita possa ter uma visão global do que aqui aconteceu.

Tecnologia do século XXI aplicada a grutas paleolíticas em Portugal e Espanha

Gruta do Escoural beneficia de Tecnologia do século XXI aplicada a grutas paleolíticas!